Terça-feira, Agosto 28, 2007

Filosofia do Parkour?


Depois de muito tempo sem postar, resolvi postar algo que refleti muito no ultimo ano, e que acho que finalmente tenho uma opinião concreta e formada sobre isso, recentemente tem acontecido algumas discussões la fora, e esse meu ponto de vista tem sido bastante aceito.

A salada de conceitos:

Parkour começou a ser divulgado abertamente após o documentário Jump London que trazia Sébastien Foucan como personagem principal e que iniciou de começo a confusão entre a nomenclatura Free Running(foi onde surgiu o nome) e Parkour.
Sébastien trazia um conceito filosófico meio trazido das artes marciais orientais, uma mistura de liberdade e de um caminho, onde o importante era se movimentar livremente.

Em contra-partida surge algum tempo depois a Parkour.NET que traria textos novos, algumas entrevistas com David Belle, e muitos outros conceitos novos por usuários que traziam consigo vários conceitos pessoais, várias culturas diferentes, gerando assim um "amontoado de ideias".
No final das contas surgiram várias coisas que foram chamadas "Filosofia do Parkour" e que muitas delas o próprio David Belle nunca disse, algumas outras ele falou bem pouco em alguma entrevista ou texto. Hoje em dia pessoas podem escrever um livro sobre Parkour com conceitos que o próprio David nunca disse.

A Filosofia

Hoje em dia vejo que a maioria das coisas que dizemos fazer parte da filosofia do Parkour são apenas regras de boa conduta que a humanidade prega desde sua existência. Dizemos abertamente que utilizar o Parkour para cometer atos ilícitos é contra a filosofia do Parkour, mas se você prestar atenção é crime, e é errado! Dizemos também que destratar os donos de propriedades privadas e sujar os locais que passamos é contra essa tal filosofia, porque obviamente é rude e vandalismo ofender pessoas e sujar propriedades(SEJAM ELAS PUBLICAS OU PRIVADAS). Divulgamos que a filosofia do Parkour é altruísta, e assim devemos ajudar as pessoas! Mas é obvio, devemos ajudar o próximo isso nos é dito desde pequeno em qualquer cultura ou religião!
Quando dizemos "não suja essa parede" ou "Não quebre nada no lugar de treino" você pode entender diretamente como "O mané, se você quebrar isso você não vai mais poder treinar ai", Ou quando falamos para não xingar o dono do muro da casa que você estava treinando e brigou com você, estamos querendo dizer "Se você xingar ele, ele vai ligar pra policia e mesmo que você esteja certo, você vai ser visto como bagunceiro, e a fama do Parkour vai ser suja, e assim seremos proibidos de treinar em vários lugares."
Se você parar para ver, tudo que dizemos é diretamente ligado a manter uma boa imagem de quem prática o Parkour, conservar o lugar onde treinamos, porque sem ele não somos nada, e continuar sempre treinando.

Por fim, podemos dizer que não existe nada OFICIAL (ainda) sobre Parkour, sua filosofia e tudo que é dito por ai, nada passa de conceitos morais de boa conduta e bons valores humanos que acredito eu devem ser compartilhados. Porque transmitir um Parkour apenas fisico, onde o objetivo é sair pulando por ai e que o resto pouco importa, se podemos transmitir um Parkour disciplinado e organizando, passando bons valores para todos que ingressam na prática, criando assim seres humanos de valores e bons princípios?

Parkour pode não ter nada definido como filosofia, mas se eu puder ajudar a construir bons seres humanos através do Parkour, e precisar usar o argumento de filosofia do parkour para isso, eu vou fazer.

Abraços Pessoal.

ps: Em breve traremos algumas novidades para esse blog, aguardem!

Comments on "Filosofia do Parkour?"

 

Blogger Jarbas said ... (6:29 PM) : 

ótimo texto, Alberto.

"Parkour pode não ter nada definido como filosofia, mas se eu puder ajudar a construir bons seres humanos através do Parkour, e precisar usar o argumento de filosofia do parkour para isso, eu vou fazer."

ótimo conceito, eu estou nessa a pouco tempo, mas contente com 1 ou 2 que livrei do vandalismo, crimes, etc...

totalmente de acordo... o/

 

Blogger [R2] said ... (6:44 PM) : 

è como eu sempre digo: a resposta esta nas coisas mais simples e óbvias...


concordo plenamente.

 

Anonymous Giruleiby (JF) said ... (7:18 PM) : 

Muito bom!!!!

realmente é isso até que estava comentando hj com o conrado e o bruno...

pessoas vao definindo parkour e agregando filosofias que Belle nunca relacionou com parkour...

até disse que pela definição de "parkour" de alguns... nem o próprio criador é um traceur!
haha

Gostei do ponto de vista!
a concordo muito com o desfecho!!!
parabens Beto!
abracao!!

 

Blogger Gustavo (Yue) said ... (8:49 PM) : 

Pois é :)
a tal da filosofia do parkour, inclui algumas coisas que o pessoal do "eu pulo mesmo" esquece hehehe :)

mas se for ver, formação de gente melhor, ai já vai um pouco mais alem ;)

 

Blogger Mauricio said ... (1:49 PM) : 

kra concordo com tudo o q vc disse...quando pensamos em filosofia do parkour estamos pensando em uma boa conduta dentro do q estamos fazendo...

 

Anonymous Anônimo said ... (11:43 PM) : 

Ok, vamos radicalizar (no real sentido da palavra) alguns pontos:

J-J Rousseau já dizia: "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

Quando alguem nasce, o que ela é? criança.

Como as crianças pensam? de forma simples e óbvia.

Se o homem nasce bom, podemos dizer que quando criança ele é bom? talvez.

Se o homem quando criança é bom e como criança é simples e óbvio, podemos dizer que é bom ser simples e óbvio? talvez.


Talvez não se trate do que se treina, como se treina, o que pretende com isso, mas o que se é, em seu íntimo ser, em sua essência.


Será que estar preparado para "casos extremos", como afirmam alguns praticantes do Parkour, não seja estar preparado para o momento que somos nós mesmos? Claro, partindo do pressuposto que expomos nossa essência (o nosso ser verdadeiro) em um momento de fúria ou outro momento de descontrole peculiar.

Talvez, como na Dualidade de Platão, estejam apenas reconhecendo o outro lado, sentindo o que "normalmente" a humanidade não sente, vendo por onde "normalmente" as outras pessoas não veriam.

Deixei de praticar Parkour por vários momentos de serendipidade e inúmeros motivos limitadores, e pelo que consta em meus momentos de solidão e ausência de limitações, seja de nomenclaturas, de "técnicas" ou Filosofias pré-estabelecidas, as capacidades humanas de interpretação de algo vai mais além do que se imagina.

Não querendo me prolongar, vou deixar algo que talvez possa ser de utilidade para alguns:

Ao enchergarem uma porta, o que faz dela porta? Ou, o que tem de utilidade em uma porta?
A essência dela é o vazio, e por isso, pode suportar inúmeros volumes de tamanhos, larguras e vários outros limitadores estando sempre firme em seu lugar de origem.


Tentando não me prolongar, finalizo:

Talvez as respostas, pessoal, estejam em vocês mesmos.

 

Blogger rachacuca said ... (8:17 PM) : 

parkour e ética..
simples e óbvio, talvez..
jaehjahejah..

acho q temos q exercitar nossos principios diariamente e evoluir para uma conduta e postura q abrace e relacione as idéias éticas e práticas do parkour..

é possivel q nos tornemos pessoas melhores devido a prática de parkour... não tenho dúvida..

bom texto, beto.

 

Anonymous - Sueiro said ... (11:34 AM) : 

"rachacuca disse:

[...]é possivel q nos tornemos pessoas melhores devido a prática de parkour... não tenho dúvida.."


Eu realmente me considero uma pessoa melhor (em todos os aspectos) depois do Parkour.

Os valores de altruísmo, principalmente, mesmo não sendo parte efetiva da "filosofia do parkour" me influenciaram muito. Nos treinos, procuro conciliar a parte altruísta do MN com o meu PK, e o resultado tem me agradado muito.

 

Blogger Incinerador de Ideias said ... (4:25 PM) : 

e ae beleza?! cara o problema de conceitos eh bem problematico (0.o) enfim, mas uma coisa quanto ao que o Sebastian falar sobre movimento, acho que de de grande ajuda, pois se buscarmos dentro do que a filosofia chinesa, principalmente no tai chi chuan, sobre movimento, o caminho do movimento no parkour pelo menos é o que conseguir vivenciar tendo contato e estudando esses conceitos do Taoismo... acredito que isso ainda nao eh nada oficial do que o parkour prega ou coisa do tipo, por isso, sempre que houver má conduta em alguma atividade, essa é a que será taxada como verdadeira aos olhos dos leigos... por isso há praticantes e praticantes, isso é inevitavel dentro de qualquer grupo... acredito que quanto ao problema de uma filosofia fundamental pensarmos sobre isso, pois como uma atividade livre está sucetivel a praticante de carater duvidoso e que so tem a deregrir a imagem da pratica!! achu q é isso! vejo voces em algum voo por ae!!! :P

 

post a comment